
Conheça as propostas do Rodrigo Inácio
A candidatura de Rodrigo Inácio representa um compromisso com a justiça social, a igualdade e a defesa dos direitos de todos.
Minha história
Quem é Rodrigo Inácio?
A candidatura de Rodrigo Inácio representa um compromisso com a justiça social, a igualdade e a defesa dos direitos de todos. Com uma trajetória sólida e dedicada às lutas populares, Rodrigo é um líder experiente, atuando há mais de duas décadas no movimento sindical e popular em Nova Friburgo. Sua candidatura, fundamentada na renovação política, visa garantir que a voz do povo seja ouvida e respeitada por meio de um mandato coletivo.
Rodrigo defende uma educação de qualidade para todos, com investimento em infraestrutura, valorização dos profissionais e políticas inclusivas. Também propõe serviços públicos de excelência, como o fortalecimento do SUS, a melhoria do transporte público e a defesa dos servidores. Como aliado das mulheres, ele apoia políticas de segurança, saúde e ampliação de vagas em creches e escolas. Além disso, a saúde mental é uma prioridade em suas propostas, com a criação de políticas acessíveis e campanhas de conscientização.
Rodrigo Inácio é a escolha certa para uma política renovada, baseada na representação popular e nas decisões coletivas. Seu mandato será uma voz forte para a comunidade, lutando por um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todos.
Transporte Público
Há 15 anos o transporte público em Nova Friburgo vem piorando sistematicamente. Tarifas altíssimas, ônibus superlotados, horários inacessíveis, integração precária e ônibus sucateados nos bairros mais pobres. É preciso ação política e coragem para reverter essa situação, sem rabo preso com nenhuma empresa de transporte. Por isso defendemos um projeto de cidade que priorize os trabalhadores e trabalhadoras, através de um plano municipal de transporte e mobilidade construído com ampla participação popular. Outra medida fundamental é a realização de uma vasta auditoria em todos os contratos feitos com a Faol, renegociando valores, cobrando as falhas e garantindo qualidade no serviço, alterando a lógica dos valores pagos pela prefeitura, pagando pelas viagens realizadas e não pelo número de passageiros, reduzindo a tarifa dos ônibus superlotados. A médio prazo, temos como bandeira a municipalização do serviço, com a implantação progressiva da tarifa zero e o congelamento da tarifa nos primeiros anos, implementando também o passe livre para desempregados, estudantes e idosos.
Conheça as propostas da nossa candidatura e venha conosco nesta luta. Com Rodrigo Inácio na Câmara Municipal, o transporte será debatido e fiscalizado.
Secretaria Popular e de Transparência
Desde 2008 não temos uma gestão municipal que priorize o diálogo com as pessoas, uma relação mais direta e democrática com a população. Tivemos sucessivos prefeitos que se encastelaram e afastaram da maioria do povo friburguense, governando para privilegiados e endinheirados. Mas sabemos que é possível inverter essa lógica elitista de governar, e por isso a frente popular apresenta um projeto centrado na ampla participação política da população, com muitos elementos de democracia direta. Temos como propostas a criação da secretaria de poder popular e transparência, a realização de diversas audiências públicas, tanto na câmara municipal quanto audiências itinerantes nos bairros, com foco nas áreas mais pobres, junto com a criação e fortalecimento dos conselhos e fóruns populares, dando caráter deliberativo a esses espaços, criando mecanismos que estimulem a organização popular e à legislação participativa.
Com a frente popular, o povo friburguense tomará decisões e governará os rumos da nossa cidade!
A Educação de Nova Friburgo não vai bem
A Prefeitura deixou de oferecer horário integral em várias escolas, há carência de professores, professoras e funcionários e turmas superlotadas. Trabalhadoras de Friburgo, a exemplo das costureiras, encontram muitas dificuldades para deixar seus filhos nas creches e na pré-escola, por falta de vagas de horário integral. Muitas são obrigadas a abandonar seus empregos para ficar com os filhos. Merendeiras, auxiliares, mediadores e demais servidores e servidoras do quadro administrativo tiveram seus salários achatados ao mínimo, pois o Prefeito não concedeu o reajuste salarial com base na inflação do período.
Esse grupo de trabalhadores e trabalhadoras ainda não tem plano de carreira, entram no município ganhando o salário mínimo e se aposentam na mesma condição. O Magistério não tem o piso nacional respeitado e não tem garantido 1/3 do tempo destinado às atividades extra classe. No município coexistem dois regimes jurídicos, o celetista e o estatutário. O prefeito enviou projeto de lei para a Câmara que piora a situação. Defendemos o regime estatutário para todos os servidores, com estabilidade no emprego, plano de carreira e aposentadoria pelo Fundo Municipal de Previdência. Em muitas escolas, principalmente nas creches, o espaço físico é pequeno e insuficiente para a realização das atividades.
Obras realizadas recentemente já apresentam vários problemas de infraestrutura. Baixos salários e condições adversas de trabalho tornam a categoria dos profissionais de educação cada vez mais doente. É preciso forte investimento na educação municipal, valorização plena de professores e funcionários do apoio, formação permanente e implantação da educação integral com horário integral, conforme prevê o Plano Municipal de Educação.
NENHUMA CRIANÇA FORA DA ESCOLA! TODO APOIO À LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!
Segurança Pública e Direitos Humanos
O problema da segurança pública vem crescendo cada vez mais em Nova Friburgo e ganhando a atenção e preocupação da população. Cresce também a brutal desigualdade social em nossa cidade, que apesar de crescer em 24% a riqueza produzida nos últimos 8 anos, Nova Friburgo possui uma das piores médias salariais do Estado (68º posição entre os 92 municípios com 1,8 salários mínimos de média para os trabalhadores formais CLT e servidores públicos), com números abaixo de vários municípios vizinhos como Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Casimiro de Abreu, Sumidouro, Silva Jardim e Trajano de Moraes. Com a crescente desigualdade social e péssima distribuição de renda, os problemas com a criminalidade tendem a aumentar. E exatamente por isso nossa candidatura defende uma política de prevenção primária, ou seja, atuar nas causas dos problemas. Para isso é fundamental maiores investimentos públicos em saúde, educação, cultura, arte, lazer, saneamento básico, principalmente nas áreas mais pobres da nossa cidade. Não dá para discutir segurança pública separada dessas questões e da importância da tarifa zero, da ampliação das unidades de saúde nas áreas periféricas, da ampliação das creches públicas entre outras medidas. Conheça nossa candidatura e nossas propostas para uma Nova Friburgo menos desigual, mais solidária e mais segura.
Rodrigo Inácio é Segurança Pública com Direitos Sociais. Agora Vai!